GRACIOSA – EDITORA

Ilustradores

“O livro ilustrado é a primeira galeria de arte que uma criança visita.”

Seguindo essa filosofia da Ilustradora Tcheca “Květa Pacovská”, para ilustrar as nossas obras, temos procurado ARTISTAS cujo trabalho tem um significado especial para cada tema abordado.

E por respeito à ARTE de cada um(a) deles(as), damos total liberdade, para que possam criar livremente suas ilustrações.

Afinal de contas, a primeira leitura e interpretação de cada uma de nossas obra, de cada um dos temas, cabem aos(às) ilustradores(as) que decidem, até mesmo, a técnica a ser utilizada.

Vamos conhecê-los(as):

GRACIOSA EDITORA

Nossos Artistas

ALESSANDRA TOZI

Sou arte educadora, ilustradora, psicanalista em formação e estou me dedicando a uma especialização em Psicomotricidade. Gosto de estudar! Minha missão no momento é estimular as crianças a permanecerem imaginativas e criativas, porque entendo que são competências que têm o poder de fazer com que elas compreendam o mundo e possam transformá-lo.

Foi por isso que estudei Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e dou aulas nas Casas da Leitura Nair de Macedo, Casa Kozák e outras escolas.

Em paralelo, atuo como ilustradora de livros didáticos e de literatura infantil.
Ilustrei muitos livros e já perdi a conta de quantos foram.
Além disso, sou capoeirista, pratico corrida de rua, atuo como professora de Yoga Infantil e participo como flautista na Orquestra Escola do Água Verde.
Essas são as atividades que me fazem bem e me tornam uma pessoa um pouco melhor a cada dia.

BIRGITTE TÜMMLER

Dinamarquesa de nascimento, mas criada desde criança em Rio Branco do Sul, no Paraná, Birgitte cresceu num sítio, rodeada de animais, aves e muita natureza. Sua paixão foi sempre estar nas matas e em contato com a Natureza.

Um dia, fazendo uma trilha na montanha, sentiu vontade de desenhar, mas, no estojo de suas filhas, só encontrou canetas esferográficas coloridas. Usou-as, então, para pintar a natureza que a cercava e, de repente, sentiu que a sua vocação maior era conscientizar as pessoas, através de sua arte, para a preservação ambiental. Desenvolveu, então, uma técnica própria de ilustrar e desenhar com canetas esferográficas e ganhou reconhecimento nacional e internacional.

HELIANA GRUDZIEN

Heliana Grudzien nasceu em União da Vitória-PR. Desde criança, incentivada pelo pai, que a presenteava com fascinantes caixas de lápis de cor e cadernos de desenho, Heliana começou a trilhar o caminho da arte. Ainda muito jovem já conquistava prêmios em festivais de arte da escola.

A artista incursiona livremente por diversas linguagens artísticas, como neoexpressionismo,
hiper-realismo, realismo mágico, neorrealismo, surrealismo, figurativismo, abstracionismo e metalinguagem.

Formada em Pintura pela EMBAP (Escola de Música e belas Artes do Paraná) com Pós-Graduação em Artes Gráficas pelas Academias de Belas Artes de Cracóvia e Varsóvia/Polônia.

Realizou 36 exposições individuais no Brasil e Exterior e participou de mais de 100 Exposições Coletivas. Possui vários prêmios em Pintura / Desenho / Literatura. Autora de 35 títulos infantis. Vive e trabalha em Curitiba/Paraná.

JÓTA E SANY

Quando éramos crianças, desenhávamos em folhas de papel de pão para divertir nossos amiguinhos da escola e da rua onde morávamos.

É com orgulho e alegria que hoje desenhamos para crianças como você, da sua rua, da sua escola, do nosso País.

MÁRCIA SZÉLIGA

Nascida em Ponta Grossa-PR, Márcia é formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Desde 1981, tem realizado diversas exposições individuais e participado de mostras coletivas e salões de artes plásticas no Brasil e no Exterior.

Em 1989, como voluntária na OPAN – Operação Amazônia Nativa, conviveu durante seis meses com índios Kanamari, onde pôde voltar sua atenção para as raízes nacionais e elementos da fauna e flora brasileiras. Em seguida, foi para a Polônia, com bolsa de estudos do governo polonês, fazer especialização em Desenho Animado na Academia de Belas Artes de Cracóvia. Ao voltar ao Brasil, em 1992, foi chamada a ilustrar os primeiros livros infantis, dando início à carreira de ilustradora e autora de literatura infantojuvenil.

A paixão pelo desenho, com sabor mais realista, veio ao encontro das imagens oníricas, ao gosto pelo conto de fadas. Possui diversos trabalhos realizados para cenários de peças infantis, capas de CDs, ilustrações de livros didáticos e de literatura infantil.

MARI INES PIEKAS

Mari Ines Piekas nasceu em Almirante Tamandaré-PR. Seu interesse pela imagem e pela possibilidade de expressar-se por linhas, cores e formas vem desde a infância.

Estudou Comunicação Visual na Universidade Federal do Paraná, período durante o qual foi premiada duas vezes por trabalhos em design. Estudou Criação de Cartazes, com Lech Majewski, em curso oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em 1996. Como bolsista do Governo polonês, realizou estágio de pós-graduação, entre 1998 e 1999, na Academia de Belas Artes de Varsóvia, nas disciplinas de Cartaz (ateliê Profº Mieczyslaw Wasilewski), Litografia (ateliê Profº Wladislaw Winiecki) e Ilustração de Livros (ateliê Profº Janusz Stanny).

De volta ao Brasil, iniciou sua carreira nas áreas de artes plásticas, ilustração de literatura infantojuvenil e ensino, com base em densa consciência profissional, adotando clara atitude participativa no circuito artístico paranaense e percorrendo com seriedade as etapas de sua formação, sem se afastar do roteiro traçado para seu aprimoramento artístico.

MAYLI COLLA

Mayli Colla é nascida em Curitiba/PR, especialista em Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão e licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná. 

Foi docente da disciplina de Arte do Ensino Fundamental I na rede municipal de ensino de Curitiba, também foi atelierista e professora da disciplina de Arte Visual na rede particular. Possui artigos e livros publicados na área de Arte Educação e de Literatura Infantil. Sempre gostou de passar o seu tempo desenhando. É arte-educadora, artista visual e ilustradora. Por meio de sua arte, busca transformar textos e ideias e dar-lhes vida. Seus últimos trabalhos foram ilustrar livros para crianças.

“Minhas ilustrações buscam apresentar, através da técnica de colagem, personagens únicas e coloridas onde, movida por minha paixão pela Arte, trabalho com uma vasta gama de suportes e materiais. Me inspiro nas diversas possibilidades que esta técnica propicia e que permite transpor minha visão de mundo para as imagens.”

REINALDO ROSA

Ilustrar e ajudar a contar histórias, que inspiram e educam crianças, tem sido minha vida há mais de 20 anos. Colaborar com textos maravilhosos e proporcionar diversão e conhecimento às nossas crianças, de forma lúdica, é o que me motiva e traz alegria.

VERONICA FUKUDA

Veronica Fukuda – Nasceu e cresceu no interior de São Paulo. Aos 20 anos, foi morar na capital paulista, onde iniciou seu caminho pelas artes. Em 2001, mudou-se para Curitiba, onde reside até hoje.

Seu maior passatempo é aprender coisas novas constantemente. Na área de educação, participou de programas de governo estadual e municipal de incentivo a cultura, como o Fera e o Com Ciência. Seu atelier, o Ma Fille, é um espaço dedicado ao desenvolvimento da criatividade e inquietação artística. Lá, ministra aulas de pintura e de desenho.

“Meu Amigo Bóris” foi inspirado em um bichinho real, que esteve ao lado da autora, em momentos daquela que é considerada a dor mais profunda que possa existir: a perda de um filho. Desde então, ilustrou algumas dezenas de livros para várias editoras do Brasil.

Participou de exposições de artes plásticas em Curitiba e SP e foi autora participante no projeto Casa dos Sentidos, de 2022.

Chat WhatsApp
Enviar WhatsApp